Análise do Conceito de Sucesso Aplicado ao Gerenciamento de Projetos de Tecnologia da Informação – Parte 2

Por Cássio Chagas Montenegro Duarte


(Continuação)

3. Metodologia da Pesquisa

A pesquisa formulada neste estudo pode classifica-se como exploratória, qualitativa, indutiva e foi abordada por meio do método de estudo de casos múltiplos. Para Martins e Theóphilo (2009, p.141), uma das principais características da pesquisa qualitativa é a descrição, inclusive sob a forma de transcrições de relatos:

A pesquisa qualitativa também é conhecida como pesquisa naturalística, uma vez que para estudar um fenômeno relativo às ciências humanas e sociais é necessário que o pesquisador entre em contato direto e prolongado com o ambiente no qual o fenômeno está inserido […] Uma das principais características da pesquisa qualitativa é a predominância da descrição. Descrição de pessoas, de situações, de acontecimentos, de reações, inclusive transcrições de relatos. Um pequeno detalhe pode ser um elemento essencial para o entendimento da realidade.

Para Yin (2010, p.36), “O estudo de caso, como experimento, não representa uma “amostragem” e ao realizar o estudo de caso, sua meta será expandir e generalizar teorias (generalização analítica) e não enumerar frequências (generalização estatística)”. Segundo Martins e Theóphilo (2009, p.62), o método de pesquisa do estudo de caso pede uma avaliação qualitativa:

A estratégia de pesquisa estudo de caso pede avaliação qualitativa, pois seu objetivo é o estudo de uma unidade social que se analisa profunda e intensamente. Trata-se de uma investigação empírica que pesquisa fenômenos dentro do seu contexto real (pesquisa naturalística), onde o pesquisador não tem controle sobre eventos e variáveis, buscando apreender a totalidade de uma situação e, criativamente, descrever, compreender e interpretar a complexidade de um caso concreto.

3.1 Delineamento da Pesquisa

O planejamento de um projeto de estudo de caso deve tratar de todo o processo da pesquisa: desde a questão principal, passando pelas premissas e proposições associadas ao estudo, construção do protocolo de pesquisa, coleta dos dados e evidências empíricas até finalmente as conclusões e sugestões a respeito do caso estudado.  Assim, o pesquisador necessita traduzir o conceito genérico teórico numa relação com mundo real. Transpor a teoria à prática, a fim de explorar empiricamente esse conceito teórico. Essa transposição ocorre baseada em variáveis e fenômenos observáveis e denomina-se construto da pesquisa.

Desta forma, a partir da formulação da questão principal da pesquisa e da revisão bibliográfica associada, o construto teórico relacionado ao modelo padrão de sucesso em  projeto de TI está evidenciado no quadro 1. As respostas para a questão principal de pesquisa encontradas na literatura foram evidenciadas na forma de proposições (PRO) e estas em termos de questões, estas constituintes do instrumento de pesquisa.

Quadro 1 – Proposições de estudo e questões de pesquisa associadas.

PRO01. Indicadores de custo, tempo e qualidade são essenciais para avaliar o sucesso dos projetos de TI (ATKINSON, 1999);
Q1. Existem indicadores de acompanhamento do custo, tempo e qualidade dos projetos de TI? Quais?

PRO02. O sucesso dos projetos de TI depende da identificação dos fatores críticos de sucesso mais abrangentes à gestão de projetos (COOKE-DAVIES, 2002);
Q2. Quais os fatores críticos de sucesso à gestão de projetos de TI, de forma geral?

PRO03. O sucesso dos projetos de TI depende da identificação dos fatores críticos de sucesso específicos à gestão individual do projeto (COOKE-DAVIES, 2002);
Q3. Quais os fatores críticos de sucesso para o projeto de TI, em particular?

PRO04. O sucesso dos projetos de TI depende da identificação dos fatores críticos de sucesso específicos para um grupo de projetos (COOKE-DAVIES, 2002);
Q4. Quais os fatores críticos que consistentemente levam ao sucesso dos projetos de TI?

PRO05. É necessário conhecer a natureza do conhecimento dos processos envolvidos na replicação (RUUSKA E BRADY, 2011);
Q5. Qual a fonte do conhecimento (prática, reflexão ou documentação) dos processos replicados?

PRO06. É necessário conhecer as características da fonte de conhecimento  dos processos envolvidos na replicação (RUUSKA E BRADY, 2011);
Q6. Quais as características dessa fonte de conhecimento?

PRO07. É necessário conhecer as características do receptor do conhecimento  dos processos envolvidos na replicação (RUUSKA E BRADY, 2011);
Q7. Quais as características do receptor dessa fonte de conhecimento?

PRO08. É necessário conhecer o contexto onde será feita a transferência do conhecimento  dos processos envolvidos na replicação (RUUSKA E BRADY, 2011);
Q8. Em qual contexto ocorreria a transferência de conhecimento dos processos envolvidos na replicação dos projetos de TI?


Fonte: Elaborado pelos autores (2012).

Para Yin (2010, p.78) a escolha dos casos de um estudo de casos múltiplos deve seguir uma lógica semelhante à lógica de seleção de diversas experiências de uma pesquisa experimental:

A lógica da replicação é análoga à usada nos experimentos múltiplos. Por exemplo, após a descoberta de um resultado significativo de um único experimento, a prioridade subseqüente seria replicar esse achado, conduzindo um segundo, terceiro e até mais experimentos. Algumas das replicações poderiam tentar duplicar as condições exatas do experimento original. Outras replicações alterariam uma ou mais condições experimentais consideradas sem importância para o achado original, para verificar se a descoberta ainda poderia ser duplicada. Apenas com essas replicações a descoberta original seria considerada robusta.

Por envolver o conceito de replicação teórica, a escolha dos casos foi feita a partir de duas dimensões consideradas importantes à condução das análises cruzadas entre casos. As duas dimensões são: escritório de projetos consolidado que utilizem técnicas de gerenciamento de projetos tradicional e empresas de TI, baseadas no desenvolvimento de projetos, pertencentes aos mesmos segmentos econômicos (Prestadoras de serviços de Tecnologia da Informação). A partir da escolha de cenários similares em que todos os casos apresentem semelhanças entre as duas dimensões (técnicas de gerenciamento tradicionais de projetos e mesmo segmento econômico), optou-se pela escolha de casos similares e complementares, diante do número de casos estudados.

A escolha da dimensão “gerenciamento tradicional de projetos” justifica-se por dois motivos. Em primeiro lugar, quando se considera a estratégia de replicação, aplicada às técnicas de gerenciamento de projetos, tais técnicas devem ser consolidadas e amplamente aceita pela maior parte das empresas que desenvolvem projetos. Desta forma, os processos dos projetos podem ser modelados e aplicados entre diferentes empresas que utilizem as mesmas técnicas. Em segundo lugar, um dos fatores críticos de sucesso de projetos de TI, “o Triângulo de Ferro”, continua sendo o critério de sucesso mais amplamente aceito dentre os vários critérios de sucesso identificados pela literatura sobre o gerenciamento de projetos de TI tradicional. Segundo Atkinson (1999, p.337):

O custo, o tempo e a qualidade (O Triângulo de Ferro) tornaram-se intrinsecamente ligados às medidas de sucesso do gerenciamento de projetos, ao longo dos últimos 50 anos. Isso  talvez não seja surpreendente, uma vez que estes critérios sejam tão antigos quanto o próprio gerenciamento de projetos. Tempo e custos são os melhores itens, apenas suposições, a serem calculados no momento que ainda sabe-se muito pouco a respeito de um projeto. Qualidade é um fenômeno, é uma propriedade emergente de povos com atitudes e crenças diferenciadas, que freqüentemente muda ao longo do ciclo de desenvolvimento de um projeto.

Para que fosse possível a criação de um modelo padrão de avaliação de projetos de TI, os projetos a serem replicados deveriam ser necessariamente  projetos de sucesso, em consonância com a questão principal da pesquisa.  Assim, os critérios de sucesso adotados em projetos de diferentes empresas foram avaliados através deste mesmo prisma.

A segunda dimensão da análise refere-se ao mesmo segmento da economia ao qual pertencem as empresas estudadas. Esta dimensão também é decorrente da possibilidade da criação de um modelo padrão de projetos de TI, a ser replicado em futuros projetos derivativos, em um conjunto de empresas que apresentem o maior número possível de características incomuns. Portanto, a possibilidade de aplicar o modelo em diversas empresas que pertençam ao mesmo segmento econômico, de prestadoras de serviços de Tecnologia da Informação, com desenvolvimento de aplicativos baseado no gerenciamento de projetos tradicional, reforça o caráter de padronização perseguido pelo modelo.

3.2   Coleta de Dados do Estudo de Casos Múltiplos

As datas e horários das entrevistas realizadas junto às  empresas participantes do estudo de casos múltiplos estão descritos no Quadro 2.

Quadro 2 – Agendamento das entrevistas presenciais.
Caso Data Local Hora
1 28/03/2012 São Paulo – SP 09:00h
2 30/03/2012 São Paulo – SP 15:00h
3 04/04/2012 São Paulo – SP 10:00h
Fonte: Elaborado pelos autores (2012).

Os perfis profissionais dos entrevistados e a descrição do ambiente de pesquisa estão descritos no Quadro 3.

Quadro 3 – Perfis profissionais dos entrevistados e ambientes de pesquisa
Caso Cargo Ambiente / Origem da empresa
1 Gerente de Projetos          A entrevista foi realizada numa sala adequada à entrevista.
 2

 

Gerente de Projetos          A entrevista foi realizada numa sala adequada à entrevista.
3 Gerente de Projetos          A entrevista foi realizada numa sala adequada à entrevista.
Fonte: Elaborado pelos autores (2012).

A contextualização das empresas participantes do estudo de casos múltiplos está evidenciada no quadro 4.

Quadro  4 – Contextualização das empresas participantes da pesquisa.


Empresa 1


Atividade Econômica da Empresa: Integradora de Software e Consultoria
Tempo de Experiência no Mercado: 10 anos
Número de Funcionários: 30
Tempo de Utilização das Técnicas de Gerenciamento de Projetos: 10 anos
Número de Projetos Implementados: 35


Empresa 2


Atividade Econômica da Empresa: Desenvolvimento de Software ligado a Telecomunicações
Tempo de Experiência no Mercado: 30 anos
Número de Funcionários: 10.000
Tempo de Utilização das Técnicas de Gerenciamento de Projetos: 7 anos
Número de Projetos Implementados: Muitos (resposta do entrevistado)


Empresa 3


Atividade Econômica da Empresa: Prestação de Serviços de Tecnologia da Informação
Tempo de Experiência no Mercado: Mais de 30 anos
Número de Funcionários: 7.000
Tempo de Utilização das Técnicas de Gerenciamento de Projetos: 15 anos
Número de Projetos Implementados: Mais de 50


Fonte: Elaborado pelos autores (2012).

O detalhamento dos perfis profissionais e dos métodos de coleta de dados empregados em cada uma das empresas, e para cada um dos perfis, está expresso no Quadro 5.


Quadro 5 – Detalhamento do perfil profissional do estudo de casos múltiplos.

Empresa                            Entrevistado                                     Coleta de Dados             

Empresa 1                          Gerente de Projetos                  Entrevista estruturada, através de observação direta, focada, com perguntas abertas, gravada em meio digital, tendo como base o protocolo de pesquisa.

Empresa 2                           Gerente de Projetos                  Entrevista estruturada, através de observação direta, focada, com perguntas abertas, gravada em meio digital, tendo como base o protocolo de pesquisa.

Empresa 3                          Gerente de Projetos                  Entrevista estruturada, através de observação direta, focada, com perguntas abertas, gravada em meio digital, tendo como base o protocolo de pesquisa.


Fonte: Elaborado pelos autores (2012).

Para Martins e Theóphilo (2009, p.68) a triangulação é o processo de corroboração dos dados de uma pesquisa mediante a utilização e comparação entre múltiplas fontes de evidências, para obter maior qualidade e confiabilidade nos resultados:

A confiabilidade de um Estudo de Caso poderá ser garantida pela utilização de várias fontes de evidências, sendo que a significância dos achados terá mais qualidade ainda se as técnicas forem distintas. A convergência de resultados advindos de fontes distintas oferece um excelente grau de confiabilidade ao estudo, muito além de pesquisas orientadas por outras estratégias. O processo de triangulação garantirá que descobertas em Estudo de Caso serão convincentes e acuradas, possibilitando um estilo corroborativo de pesquisa.

Segundo os autores, qualquer descoberta ou conclusão em um estudo de caso provavelmente será muito mais convincente e acurada quando for baseada em várias fontes distintas de informação, de acordo com um estilo corroborativo da pesquisa. A triangulação realizada neste estudo foi obtida por meio da utilização das entrevistas e observações, cujas fontes de evidências foram: (a) Gravação das entrevistas; (b) Anotações do pesquisador; (c) Sítio eletrônico (Home Page) da empresa e utilização de correio eletrônico (e-mail).

(continua)


Cássio Chagas Montenegro Duarte é Doutorado em andamento em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (Conceito CAPES 4), na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP – Brasil). Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1989) e graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho (2012). É professor adjunto na Universidade Bandeirante de São Paulo e professor adjunto no Centro Universitário Anhanguera. Atua como especialista de informática na Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo. Pesquisador nos temas: economias de repetição, conhecimento processual, arquitetura de sistemas, economias de recombinação e organizações baseadas em projetos.
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